Quantidade de Páginas visitadas

Patrono do Colégio-  Sr.Benedito de Paula Louro

Nasceu em 24 de fevereiro de 1930, no município de Curiúva, estado do Paraná, filho de Francisco de Paula Louro e Maria Guiomar Lemos.
Benedito era funcionário público do DER- Departamento de Estradas e Rodagens e aposentado como  3º Sargento da Polícia Militar.
Sua vida pública iniciou-se na cidade  natal como vereador em 04 de dezembro de 1951, quando se casou pela 1ª vez com a Sra. Ana Guerreiro Louro e tiveram dois filhos: Luiz Antonio de Paula e Carlos Aparecido de Paula Louro. Fizeram também a adoção de duas meninas: Maria Aparecida Louro e Sonia Guerreiro Louro.
Sua trajetória na função pública foi marcada por inestimáveis serviços prestados aos seus conterrâneos.
Em 26 de novembro de 1959, já com moradia fixa em Guarapuava,  Benedito foi eleito pela primeira vez neste município com 362 votos, pelo partido PSD, mandato vigente até 23 de novembro de 1963.
Neste mesmo ano, foi eleito pela 2ª vez no município de Guarapuava, com 748 votos, pelo mesmo partido, exerceu a função até 30 de janeiro de 1969, sendo membro da Comissão de Orçamento e Finanças.
No 2º mandato Benedito separou-se da sua primeira esposa e casou-se com a Sra. Dionizia Kokorudza Louro. Tiveram 04 filhas: Rosangela Aparecida Louro (já falecida), Rose Maria de Paula Louro, Rosana de Fatima de Paula Louro e Angelita Aparecida Louro .Assumindo também a Tutela Paternal de seus dois cunhados: Antonio Carlos Kokorudza e Luiz Edilson Kokorudza.
Já estabelecido neste município,  Benedito dedicou-se a outra grande paixão sua, além da política agropecuária, sempre no Distrito do Guairacá, município de Guarapuava.
De 26 de novembro a 30 de janeiro de 1973, exerceu seu 3º mandato, eleito com 920 votos, pelo Partido da Arena. De 30 de janeiro de 1973 à 31 de janeiro de 1977,  pelo mesmo partido, foi eleito com 1.350 votos, assumindo como 2º vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos. De 1983 a 1992, Benedito se afastou dos seus mandatos políticos para tratamento de saúde, tendo que passar por procedimento cirúrgico de Angioplastia.
Dia 01 de janeiro de 1993, Benedito volta para a vida pública e é novamente eleito, desta vez como membro da Comissão de Justiça e Redação com 679 votos, presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos. E de 95/96 foi eleito como Presidente da Câmara Municipal de Guarapuava.
O seu último mandato foi de 01 de janeiro de 1997 até 06 de junho de 1999.  Neste mandato foi eleito pelo partido PDT, com 1066 votos, assumindo a 2ª Vice-presidência da Câmara Municipal de Guarapuava, sendo também membro da Comissão da Agricultura de Justiça e Redação. Benedito de Paula Louro foi autor de 87 Projetos de Leis, sendo todos sancionados. Uns de seus projetos também de grande importância, foi a concessão da Cidadania Honorária a um dos mais ilustres políticos mineiros do Brasil, o falecido Ex-presidente Juscelino Kubstchek de Oliveira, o tombamento da Catedral Nossa Senhora de Belém como Patrimônio Histórico de Guarapuava, a Criação do Conselho Municipal de Trânsito  de Guarapuava entre outros.
O seu grande sonho foi realizado, depois de tantas lutas, mesmo depois de sua morte. Foi inaugurado o espaço Municipal de Educação Benedito de Paula Louro e o Colégio Rural Estadual Benedito de Paula Louro, no Distrito de Guairacá.
Benedito de Paula Louro, faleceu  no dia 06 de janeiro de 1999, an UTI do Hospital Santa Tereza, deixando sua esposa a Srª Dionisia , 09 filhos, 23 netos e 1 bisneto. Foi um homem de grandes lutas e grandes vitórias. Faleceu com 69 anos, deixando muitas saudades e o exemplo de um homem comprometido com o social e a dignidade humana.



Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito